A cárie é o resultado do metabolismo das bactérias que normalmente existem na boca.
Bactéria + Resíduos alimentares + Falta de higiene + Tempo = Cárie
A bactéria usa o açúcar ingerido e que fica depositado sobre a superfície dos dentes para produzir um ácido que destrói o esmalte dentário.
O que causa a cárie?
Bem, para que a cárie apareça é necessário que exista o meio ideal para tanto: açúcares, bactérias, falta de higiene por um determinado tempo.
Essas bactérias que produzem cáries, todo mundo tem?
Sim, essas bactérias estão presentes nas bocas de todos nós, em maior ou menor número, mas só irão se manifestar produzindo cárie se os outros três fatores estiverem presentes: tempo, falta de higiene e dieta com excesso de açúcar.
Só o açúcar provoca cáries?
O açúcar é fundamental para a formação de uma cárie.  Importante não esquecer que alguns carboidratos se transformam em açúcar já na boca, através das enzimas da saliva, tais como bolachas e bolos!
Se a cárie é transmitida por bactérias, então é contagiosa? Por exemplo, através do beijo?
Sim, uma mãe que tem a bactéria e beija seu bebê na boca, ou dividem o mesmo talher, pode transmitir a bactéria. Mas a cárie somente irá aparecer se houver a interação dos outros três fatores: açúcar + tempo + falta de higiene.
Escovando os dentes três vezes ao dia não terei cáries?
Bem, depende de como você os escova. Muitas pessoas escovam os dentes até mais vezes e ainda assim têm cárie. Isso significa que estão escovando de maneira errada, e, ou, estão passando o fio dental de maneira incorreta.
Importante que a escova seja macia, os movimentos repetitivos, suaves e sem aplicar muita força. A força não limpa os dentes, pelo contrário, pode causar abrasões e ferir a gengiva.
O fio dental deve ser passado encostando na parede dos dentes para remover a placa bacteriana (ou biofilme dental), podendo ser completado com bochechos com algum produto facilmente encontrado nas prateleiras como Plax ou Listerine.
O aparelho ortodôntico fixo causa cáries?
Aparelho ortodôntico nenhum “causa cárie”! A questão é que os bráquetes (pecinhas metálicas) favorecem o acúmulo de resíduos que devem ser removidos. A falta da remoção desses resíduos que provocam descalcificação e cárie. Portanto, a atenção em relação à higiene bucal deve ser mais que rígida! Importante passar o fio dental com auxílio do passa-fio.