Implantes
Um Implante Dentário é uma pequena peça de titânio usada para substituir a raiz do dente natural perdido e base da restauração da aparência física e da função de mastigação dos pacientes com perda parcial ou total de dentes.
Instalados na maxila ou mandíbula, os implantes possibilitam uma maior gama de opções de próteses sobre eles. A Clínica Nova Odonto tem opções de implante dentário com próteses fixas ou móveis. Ambas terão a estabilidade necessária para o seu conforto e segurança.
- MASTIGAÇÃO EFICIENTE
- SEGURANÇA PARA FALAR
Tipos de Implante
- Implante de carga imediata
- Implante dentário de cerâmica
- Implante ósseo integrado
- Implante zigomático
- Protocolo sobre Implantes em Prótese Fixa
- Protocolo sobre Implantes em Prótese Móvel
- Mini implantes dentários
- Cirurgia guiada – implante sem cortes
A carga imediata ou função imediata é possível de ser executada quando a qualidade e quantidade óssea são suficientes para a estabilização e travamento do implante dentário. Isso permite a imediata instalação de um dente provisório funcional sobre o implante. Após o tempo de ósseo integração se completar será confeccionada a prótese dentária definitiva de porcelana.
O Implante de Cerâmica da Straumann é mais do que pura estética. O implante cerâmico PURE da Straumann® é baseado em décadas de estudos e experiência. Isso para oferecer uma solução estética ímpar no tratamento de pacientes com necessidades específicas. Expande o leque de tratamentos para os pacientes com uma solução inovadora.
Instalado no osso maxilar cirurgicamente necessita de um tempo de ósseo integração – cerca de 3-4 meses na mandíbula e de 4-6 na maxila. Passado esse tempo é feita uma pequena cirurgia onde é removido o parafuso de cobertura (que serve pra nesse tempo proteger a rosca interna do implante) e instalado o cicatrizador (faz a ligação do implante com o meio bucal). Passamos então para a fase protética do implante dentário, quando será realizada uma moldagem para confecção e instalação de um ou vários dentes artificiais.
Os implantes zigomáticos são ancorados no osso zigomático e na maxila em pacientes com severa perda óssea que não querem ou não podem se submeter ao enxerto ósseo. Normalmente a técnica pode ser associada à cirurgia guiada, mas atualmente vem perdendo espaço para os implantes curtos e estreitos pelo melhor posicionamento facilitando a confecção da prótese dentária.
Também conhecida por Protocolo Bränemark, a “Prótese Fixa Protocolo Sobre Implantes” é uma prótese total fixada sobre 4-8 implantes dentários sem precisar ser removida pelo paciente. Recupera a estética e a função maravilhosamente bem. É uma excelente escolha para os pacientes que desejam se livrar das dentaduras, podendo ser confeccionada em acrílico ou porcelana. Recuperar seu poder de mastigação em 85% é um prazer que o paciente merece! Muito superior aos 20% com as dentaduras tradicionais.
Também conhecida como Overdenture, consiste em uma dentadura (prótese total) fixada por meio de dispositivos de encaixe que são instalados sobre os implantes para resolver o problema de retenção (prótese mais firme – maior segurança e conforto). O paciente pode colocar ou tirar a prótese sempre que necessário fazer a higiene, o que torna mais fácil. Possui um custo menor que a prótese fixa, pois necessita menos implantes dentais. 2-4 em média, e é feita de acrílico.
Os Mini-implantes dentários têm a função de segurar ou fixar melhor as Overdentures ou Sobredentaduras. É um procedimento rápido, onde parafusos de titânio de pequeno diâmetro e com esfera retentora na ponta são colocados na mandíbula com anestesia local simplesmente. O bacana é que permite a colocação concomitantemente com a dentadura – na mesma sessão. Os desconfortos após a colocação geralmente são pequenos e de breve duração, sendo qualquer dor, nesses dias, aliviada com analgésicos. É uma alternativa atraente nos casos de pacientes que não podem ou não querem suportar o procedimento cirúrgico ocasionado por implantes tradicionais.
A cirurgia de implantes sem cortes consiste em uma técnica cirúrgica sem incisões e com lâminas (Flapless) para colocação dos implantes dentários. Todo o processo da cirurgia guiada é realizado por meio de instrumentos rotatórios através de um guia cirúrgico. Esse guia é construído em empresas de prototipagem que utilizam os dados provenientes da tomografia digital e de programas específicos onde o implantodontista realiza a colocação virtual dos implantes.
O tempo cirúrgico e o melhor pós-operatório são as suas principais vantagens e a maior desvantagem está no custo.