Muitos usuários de aparelhos ortodônticos fixos logicamente perguntam.

Anel elástico de ligadura (borrachinha)

Bem, em primeiro lugar gostaria de dizer que os elásticos são muito importantes em um tratamento ortodôntico. Quem não usa o autoligado, porque é apaixonado pelas cores das “borrachinhas”, já demonstrou seu amor pelos elásticos: as famosas “borrachinhas” coloridas são na verdade elásticos, que em conjunto com os bráquetes e o arco, ajudam a alinhar os dentes.

Temos também os elásticos de Classe II e Classe III que são usados em casos de Classe II dentária e Classe III dentária. Os movimentos produzidos por esses são para acontecer a “intercuspidação”, ou seja, o “encaixe” dos dentes superiores nos inferiores.

Elástico de Classe II

 

Elástico de Classe III

Elásticos também podem ser usados para fechar diastemas (espaços dos dentes de uma mesma arcada).

Pode ser usado apenas um elástico ou elásticos em cadeia.

 

O separador que se coloca para se conseguir espaço e se colocar a banda (anel metálico) também é um elástico.

Separadores ou afastadores = elásticos

 

Elásticos podem ser usados para fechar mordidas.

Elásticos para fechar mordidas

 

Mordida aberta na região anterior:

 

Como se pode ver, elásticos são muito importantes e por isso bastante usados em tratamentos ortodônticos. Por perderem a força devem ser trocados com certa frequência e isso quem vai estipular é o seu dentista, se de 24 em 24 horas ou mais.

Há elásticos coloridos e os tradicionais, iguais aos da foto acima. Os tamanhos são vários, dependendo do objetivo. A escolha dos dentes em que serão colocados depende do problema. E é claro… Como fazem força, os dentes ficarão um pouco doloridos!

 

Use conforme indicado. O sucesso do tratamento está em suas mãos!

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.