Facetas de porcelana são trabalhos estéticos feitos de porcelana e indicados para reparar danos em pacientes que têm dentes manchados, com formato inadequado, cor indesejada, tamanho. A técnica também é utilizada, muitas vezes, para corrigir a posição dos dentes. Ou seja, as facetas são indicadas para quase todas necessidades de alteração da estética dos dentes, As facetas de porcelana são colocadas apenas nos dentes da frente. Mas em algumas situações, os pré-molares podem ser indicados facetas também. Nesses casos, estendemos até os pré-molares.
É importante fazer sempre a comparação com os dentes inferiores. Se os de cima vão ficar claro e os inferiores são escuros, seria ideal que se realizasse o procedimento também nos dentes da região inferior, ou mesmo o dentista sugerir que o paciente faça um clareamento, para que quando os superiores estiverem perto dos inferiores, não se perceba diferença de cor, o que não realçaria em nada o trabalho estético feito.

O material utilizado é mais resistente que as porcelanas tradicionais e, por ser mais resistente, pode ser feito em várias espessuras, inclusive as extremamente finas, recebendo o nome de lentes de contato.

Aplicação das facetas de porcelana

Após as facetas prontas, vem a fase de colocação. No momento de colocar as facetas de porcelana, é necessário que seja feito um desgaste de leve a moderado na região vestibular do dente (na frente) Se o desgaste do dente for muito leve, ou seja, se não chegar na dentina, é possível fazer a colagem das lentes sem anestesiar o paciente, o que é mais favorável.

As restrições para o uso varia, e por isso, cada caso deve ser analisado individualmente. Existem algumas restrições para a colocação da faceta, como pacientes com grande perda de estrutura dental sadia, cáries, fraturas ou trincas, dentes com tratamento endodôntico (canal tratado), paciente com bruxismo não tratado, entre outros. Por conta disso, a indicação deve ser feita por um profissional, após um adequado exame clínico e anamnese. Passado as restrições, é importante que durante o processo o paciente esteja em dia com sua saúde bucal e adequada ao tratamento. Antes da colocação das facetas, é preciso estar sem gengivite, cáries e demais doenças bucais

Vale ressaltar também a importância das consultas de acompanhamento com o seu dentista. Nelas, serão avaliadas a integridade das margens entre as restaurações e o dente, e também o acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo a elas. As consultas de manutenção com o dentista são extremamente importantes para aumentar a durabilidade da faceta de porcelana, e devem ser realizadas conforme orientação de um dentista. Ao negligenciar estas consultas clínicas o paciente aumenta o risco de infiltrações cariosas, descolamento das lentes, fraturas e perda do brilho das facetas e lentes de contato dental.